À medida que as empresas continuam adotando a integração na nuvem e o trabalho remoto aumenta, as equipes de segurança enfrentam mais desafios de visibilidade, bem como fluxo desordenado de dados e eventos de segurança. Há mais necessidade de entender as ameaças do que nunca, à medida que a área de superfície da ameaça aumenta e as táticas aumentam. As ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e ocorrendo com mais frequência, forçando as organizações a confiar na detecção de ameaças de qualidade para proteger seus dados, funcionários e reputação.
Com a grande maioria dos crimes cibernéticos começando com e-mails de phishing ou spear-phishing, uma solução de segurança eficaz deve se concentrar em seu sistema de e-mail. Para combater esses ataques, você precisará de serviços de detecção de ameaças com várias camadas em sua abordagem, pois nenhuma ferramenta de detecção de ameaças única está equipada para impedir todos os tipos de ataque. Este artigo explorará o futuro das estratégias de segurança para ajudar a manter e-mails e dados seguros.
Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM)
Os ataques de ransomware continuam aumentando, e as equipes de SecOps estão tendo dificuldade em impedir ataques antes que o dano possa ser causado. Isso resulta na busca de soluções que aceleram a detecção e a resposta enquanto aumentam a eficiência operacional. As informações de segurança tradicionais e o gerenciamento de eventos (SIEM) não são mais eficazes na redução de riscos e encargos para as equipes de segurança sem pessoal, especialmente com alertas esmagadores e falsos positivos.
Os SIEMs foram originalmente projetados para coleta de logs e armazenamento de conformidade e posteriormente evoluíram para incluir a correlação de fontes de dados de log para detectar ameaças. A funcionalidade continuou a crescer para eventualmente integrar dados de log, rede e endpoint em um local e corresponder aos eventos de segurança. Isso ajudou os analistas a explorar semelhanças e desenvolver regras em torno dos eventos relacionados que o SIEM poderia usar para ajudar a detectar ameaças conhecidas. As organizações que buscam minimizar o risco cibernético entre infraestruturas pessoais, em nuvem, remotas e híbridas exigem coleta de dados unificada, bem como uma série de análises, Machine Learning (ML), Inteligência Artificial (AI) e automação direcionada para uma resposta mais ágil.
O problema da proteção atual contra ameaças
Os ataques são mais direcionados do que nunca, tornando necessário entender mais sobre o usuário e protegê-lo individualmente. A necessidade de inteligência de negócios incentivada por um volume de dados exige o aumento da qualidade dos recursos de detecção e resposta a ameaças e, para defender adequadamente seus ativos, você precisa saber quais são as ameaças.
As equipes de segurança tiveram que se adaptar ao ecossistema de segurança criando métodos novos e criativos sob pressão para substituir as ferramentas SIEM por recursos limitados.
Infelizmente, o tempo de construção, a manutenção contínua, a escala e as necessidades de longo prazo dos clientes introduziram desafios. Os profissionais provavelmente farão o movimento em direção a soluções que possam acompanhar o ritmo de ambientes de produção de alto desempenho devido à crescente necessidade de plataformas de detecção e resposta em alta escala nativas da nuvem.
Compromisso de e-mail comercial (BEC)
Colaboradores de alto escalão são frequentemente representados em golpes de e-mail perigosos devido à sua função dentro da empresa e ao acesso que têm a informações confidenciais. O comprometimento de e-mail comercial , ou whaling, é um ataque popular que os cibercriminosos usam para atingir as vítimas com base na hierarquia, seu papel na empresa e seu acesso a informações valiosas. Esses ataques geralmente são bem-sucedidos devido à extensa pesquisa de engenharia social em alvos que fazem seus e-mails parecerem convincentes.
Comprometimento da conta de e-mail (EAC)
Tornou-se necessário proteger os usuários não apenas contra o comprometimento de suas próprias contas, mas também contra o comprometimento de contas de fornecedores de terceiros. O comprometimento da conta de e-mail é um ataque de segurança cibernética que, se for bem-sucedido, obterá acesso à caixa de entrada do usuário depois que ele comprometer a conta de e-mail. Esse ataque é executado usando uma das várias técnicas, incluindo malware, phishing e força bruta por meio de password spray. A conta comprometida é então usada para enviar e-mails de phishing aos contatos do usuário para roubar dados, fundos e informações altamente confidenciais.
As ameaças são muito sofisticadas para um gerente de TI lidar sozinho, enquanto as PMEs não têm para quem ligar se tiverem um problema de segurança cibernética. Maiores níveis de suporte são necessários para garantir que os sistemas sejam protegidos adequadamente, principalmente porque a escassez de habilidades em segurança cibernética continua.
Proteção contra ameaças em 2022 e além
Uma mudança crucial necessária para que as empresas de detecção de ameaças possam fazer é começar a priorizar a segurança e implementar uma proteção eficaz. Você também deve ter uma compreensão de quais ativos precisam ser protegidos. Ao identificar esses ativos, você poderá decidir sobre um método de defesa fortalecendo seu ferramental e estratégias, garantindo que ele possa se adaptar às ameaças em constante mudança enquanto é mantido de forma contínua.
Segurança de e-mail integrada
A segurança integrada de e-mail é um aspecto fundamental da detecção de ameaças. A maioria das empresas conta com uma infraestrutura de segurança que é muito complexa, consistindo em uma base de nuvem e vários produtos de uma série de fornecedores para criar camadas de defesa, como soluções de detecção e resposta de endpoint, firewalls, IPS, roteadores, web e segurança de e-mail. Essas empresas usam SIEMs e ferramentas como sistemas de tickets, repositórios de gerenciamento de logs, sistemas de gerenciamento de casos, bem como fontes e feeds de inteligência de ameaças externas para armazenar dados internos de ameaças e eventos.
As empresas devem considerar a implementação de uma plataforma que tenha uma arquitetura aberta e extensível que tenha profunda capacidade de integração e interoperabilidade com ferramentas de segurança pré-existentes. Também deve incluir novos controles de segurança que possam abordar novas ameaças emergentes, ao mesmo tempo em que fornecem um caminho claro a seguir.
Serviços gerenciados de segurança de e-mail
Para se defender contra ataques de e-mail modernos , as empresas devem implementar uma solução de segurança de e-mail totalmente gerenciada. Isso protegerá contra as ameaças específicas que todas as empresas enfrentam, fornecendo o conhecimento e o suporte necessários para proteger dados confidenciais e outros ativos importantes.
Os benefícios de investir em serviços gerenciados de segurança de e-mail incluem:
Mantém você à frente de phishing, ransomware e outras ameaças persistentes e emergentes com proteção de URL maliciosas em tempo real;
Protege informações confidenciais e evita fraudes de e-mail com protocolos de autenticação de e-mail em camadas;
Fortalece o e-mail na nuvem contra phishing de credenciais e invasões de contas.
Muitas empresas, especialmente SMBs, enfrentam desafios contínuos causados pela falta de recursos e experiência em segurança cibernética, que só se intensificou nos últimos anos. As pequenas empresas normalmente não têm um departamento de TI ou administrador de e-mail em tempo integral e não podem contar com profissionais de TI mesmo quando essas posições são preenchidas, pois muitos especialistas em segurança de e-mail não são treinados para proteger contas de e-mail corporativas. Uma solução integrada de segurança de e-mail deve fornecer informações em tempo real sobre a segurança do seu e-mail, ajudando você a identificar e bloquear as ameaças direcionadas à sua empresa e aos indivíduos mais visados em sua organização, para que você possa tomar melhores decisões de segurança cibernética.
Fuga de cérebros de segurança
As empresas precisarão implementar proteção contra fuga de cérebros de segurança, pois há constantemente novas ameaças e os gerentes de TI não podem se proteger contra todas elas. A fuga de cérebros de segurança ocorre quando 1 em cada 10 profissionais saem do setor. Pesquisas mostram que 51% dos profissionais de segurança cibernética sofreram estresse extremo no ano passado, tornando uma prioridade para os CISOs aliviar o esgotamento e a cultura da equipe enquanto desenvolvem o planejamento de sucessão para criar um canal para a próxima geração de líderes de segurança.
Conclusão
À medida que as empresas continuam a migrar para a nuvem, aumenta a necessidade de um sistema de segurança de e-mail capaz. As ferramentas tradicionais de detecção de ameaças já foram eficazes na proteção de e-mail comercial, mas a proteção no cenário de ameaças moderno exige maiores defesas. À medida que essas ameaças continuam a evoluir e apresentam às empresas novos desafios constantes, as implicações para organizações de todos os tamanhos se tornarão claras.
Aqueles que contrataram os serviços de uma empresa de segurança cibernética com conhecimento e habilidades de segurança de nível superior estarão em uma posição muito mais forte para resistir a novas ameaças à medida que surgirem. Ao implementar serviços gerenciados e ter visibilidade completa, sua organização poderá ficar tranquila sabendo que seus clientes, funcionários e reputação estão seguros.
Kommentare